virtuapro.com.br
  Carregando...


Documentação organizada sempre

Postado em 31-07-2014 @ 10:46 AM

Documentação organizada sempre

 

Olá, você sabe como organizar seus arquivos dentro do computador, sem ficar perdido?! Então, vem comigo, vem e confira algumas dicas essenciais para deixar seu computador em ordem e seus arquivos fáceis de acessar.

Quando o computador possui um número excessivo de arquivos e diretórios que você não tem a mínima noção para que serve tanta informação, fica difícil encontrar rapidamente aquilo que precisa, não é mesmo?! Por isso, é muito importante organizar bem tudo o que você faz, além de salvar cada coisa no seu devido lugar. Você conseguirá um melhor rendimento no seu dia a dia.

 

O primeiro passo é você criar um diretório, ou seja, uma pasta principal em seu computador para organizar arquivos semelhantes, exemplo: vídeos, imagens, textos, documentos pessoais entre outros. Depois crie subdiretórios, uma pasta dentro de cada diretório, para colocar arquivos separadamente de acordo com o tipo que ela pertence.

Na hora de salvar os arquivos, procure nomeá-los detalhadamente de maneira que fique fácil identificar o verdadeiro significado. Se você possui muitos arquivos é bom ter nomes específicos para cada um deles. Por exemplo, nomear um arquivo de ?Ata da reunião 06.junho.doc?, é mais interessante que simplesmente nomear o arquivo de ?Ata.doc.?

Lembre-se de nunca salvar seus arquivos fora da pasta principal que ele pertence, assim você não corre o risco de não encontrá-los quando precisar. Não hesite em criar diretórios, ou seja, pastas principais para organizar seus arquivos, e muito menos nomear detalhadamente e salvar os mesmos no lugar correto. Somente desta forma você terá um sistema mais equilibrado.

Mesmo com estas dicas de organização para salvar seus arquivos no computador, é de extrema importância salvar todos seus documentos e arquivos de maneira mais segura possível, pois caso o seu computador dê algum problema, você não corre o risco de perder tudo. Um pen drive, um HD externo ou cartão de memória podem ser muito úteis para esta finalidade.
 
Confira as opções de dispositivos para armazenamento de arquivos:

Pen drive - Se você tem como necessidade a transferência de arquivos como textos, planilhas, poucas fotos da família e algumas músicas, pen drives de 2 a 4GB dão conta do recado. Um modelo de 4GB comporta, aproximadamente, 1.000 músicas, ou seja, um acervo até considerável.

Para quem precisa armazenar mais conteúdo e principalmente vídeos, como filmes e seriados de TV,pen drives maiores, como de 8GB e 16GB, são ótimas opções. Assim você poderá guardar seus arquivos profissionais, pessoais. Pen drives com maior capacidade são ótimas soluções para backups rápidos em seu computador, em caso de formatação, por exemplo.


HD externo

Existem dois tipos de HDs externo , o de 3,5 polegadas, também conhecido como HD de mesa e o modelo de HD portátil de 2,5 polegadas. A capacidade dos dois modelos pode variar de 250GB a 2TB (mesa) e de 80GB a 250GB (portáteis).

Na hora de escolher leve em consideração que os HDs externos de mesa, são mais indicados para backups e para situações em que não haja necessidade de transportá-lo. Já os HDs portáteis, têm a  vantagem de poder ser transportados para qualquer lugar. Basicamente a diferença entre os modelos está na forma como eles armazenam as informações. No de mesa, os dados são gravados através de uma fita magnética que reveste discos de metal. Já os HDs portáteis, o armazenamento é feito através de chips regraváveis que utilizam memória flash.


Cartões de memória

Os cartões de memória são mídias ultracompactas criadas a partir da tecnologia Flash. Esta memória é semelhante à memória RAM, que é usada nos computadores, com  diferença que ela não perde os dados salvos quando o aparelho é desligado, ao contrário da memória RAM.

Um cartão de memória pode ser utilizado em equipamentos diferentes, permitindo transferências de fotos e vídeos entre sua câmera digital e seu computador, ou até mesmo de um micro para o outro, desde que os eles tenham slots (espaços) de leitura pra o determinado tipo de cartão.

São vários os tipos e capacidade de cartões de memória, você deve escolher de acordo com a quantidade de arquivos que precisa armazenar.