virtuapro.com.br
  Carregando...


A diferença de pen drive e HD externo?

Postado em 31-07-2014 @ 10:48 AM

A diferença de pen drive e HD externo?

Escolher entre produtos da mesma categoria é sempre um desafio. Listamos características, preço, durabilidade e ainda assim, ficamos em dúvida. Agora imagine só querer comparar produtos com objetivos totalmente diferentes, como o pen drive e o HD externo?

Calma! Vem com que eu explico tudo!


Qual a principal diferença? Objetivo!

Se fosse para resumir em apenas uma palavra, o pen drive é para a portabilidade. Já o HD externo é para a capacidade!  Portanto, tenha em mente que você deve primeiro traçar suas necessidades básicas para, depois, escolher seu produto. Certo?


O que é um Pen drive?

Pen drives são unidades de armazenamento que utilizam memória flash. A memória flash é um tipo de memória que permite que dados sejam apagados e escritos muitas vezes. É como se fosse um chip re-escrevível que preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação.

O mais legal é que basta você plugar o pen drive na entrada USB do seu micro e, em segundos, acessa os dados ali contidos ou grava novos arquivos!

Surgiram no final de 2000 e hoje alcançaram tamanha popularidade que já são solicitados até mesmo em listas de material de algumas escolas. Existem modelos com softwares internos que gerenciam esses arquivos, podem ser bloqueados por senhas e até mesmo carregar aplicativos diretamente, como se fosse uma central de programas portátil. Puro estilo, né?


O que é um HD Externo?

São iguais aos HDs que você tem dentro do seu micro ou notebook e podem ser encontrados em diferentes formatos, capacidades e processos de montagem diferentes. Não utilizam memória flash, mas sim, discos rígidos de maior capacidade e velocidade no acesso aos dados.

São indicados para outro tipo de aplicação: backup e armazenamento de grandes acervos de documentos, fotos, músicas e vídeos. Embora existam alguns modelos do tamanho de uma carteira masculina, sua portabilidade é um pouco menor do que a do Pen Drive e em alguns casos necessitam de fonte de alimentação e proteção como um estabilizador ou no-break. Uau!


Velocidades

Por definição, um HD externo, dado ao tipo de leitura e protocolo de comunicação com o micro, é mais rápido do que um pen drive, principalmente se utilizar a saída firewire (tipo de conexão utilizada para transportar grandes quantidades de arquivos). Existem pen drives com tecnologias que aumentam esta velocidade, mas elas ficam ainda dentro da realidade de velocidades de pen drive.


Capacidades

Pen Drives têm capacidade menor, variando de 1 Gb até 64Gb, suficientes para a maioria das aplicações nas quais utilizamos este equipamento. Já HD externos apresentam modelos com capacidade de 120Gb até incríveis 2 Terabytes (2 mil Gibabytes), recomendados para redes de empresas.


Durabilidade

A memória flash dos pen drives tem uso projetado para até 10 anos. HDs externos podem durar até um pouco mais, se bem instalados, protegidos por filtros de linha tratados e neles serem programadas manutenções periódicas.

Ufa! Acho que expliquei tudinho, né?